domingo, 8 de março de 2015

Divergente

Série Divergente
# Livro 1

Autor: Verônica Roth

Ano da publicação: 2011
Gênero: Romance Futurista
Original em inglês
262 páginas (e-book)

Em uma Chicago futurista, onde a sociedade é dividida em cinco facções (cada uma delas valoriza um tipo de virtude), vive Beatrice Prior. A jovem nascida na Abnegação está completando 16 anos, idade em que todos passam por um Teste de Aptidão que, de acordo com os traços de sua personalidade, lhe indicará uma das facções: Amizade (Generosidade); Audácia (Coragem); Franqueza (Sinceridade); Erudição (Inteligência); e também Abnegação (Altruísmo). Mas é na Cerimônia de Escolha que realmente a decisão é tomada, e se unirão a facção escolhida pelo resto da vida. Porém, Beatrice nunca se sentiu encaixar em nenhuma das facções, e com seu teste inconclusivo deve escolher em ficar com sua família ou buscar entender quem ela é. Nesse cenário ela se transfere para a Audácia e se vê numa iniciação violenta e muito competitiva, a qual ela tem que se dedicar e progredir se não quiser virar uma sem-facção.

A narrativa em primeira pessoa é envolvente, com uma história intrigante, misteriosa e criativa. Muitas questões ficam em aberto, mas nada que comprometa a história inicial do livro, o que consequentemente projeta a certeza de um próximo volume. Bem escrito, temos a nítida sensação de SER a protagonista, pois seus sentimentos, pensamentos, inquietações e dúvidas ficam muito claros. A escritora nos deixa com um gostinho de "quero mais" e para o leitor não existe a possibilidade de resistir em ler o segundo livro.


Esse foi o primeiro livro que resolvi ler apesar de ter visto o filme. E não me arrependi! Estou até revendo meus conceitos sobre esse fato, pois por diversas vezes me dizem que os livros são bem melhores e desta vez pude confirmar. Nunca me senti tão fã de algo do que ultimamente com esse Livro/Filme, do tipo vou ler/ver de novo!


Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário