terça-feira, 31 de julho de 2012

7º de 2012 - Cartas do Inferno

Autor: C. S. Lewis
Ano de Publicação: 1941
Gênero: Ficção
Original em Inglês
40 paginas (e-book)

Neste livro o autor faz uma coletânea de “cartas” vindas do submundo com a intenção de termos uma ideia de como age o diabo em nossas vidas, e a sutileza com que isso acontece. Lembrando que se trata de um livro de ficção, porém explica o agir de um ser que muitos não acreditam, mas faço minhas as palavras dele: “Para os que participam dos meus conceitos, meus diabos serão sempre símbolos de uma realidade concreta; para outros, eles serão personificações abstratas, de forma que o livro terminará como uma alegoria. Fará assim pouca diferença o modo pelo qual você o leia, pois o propósito das Cartas não é fazer especulações sobre a vida diabólica, e sim lançar luz, partindo de um novo ângulo, (no caso, o do Inimigo) sobre a vida dos homens.”.

O que falar das obras de C. S. Lewis? Acredito que ele seja um gênio literário e que jamais teremos outro que se assemelhe a ele. Suas histórias são sempre carregadas de entrelinhas que só entende quem compartilha de seus conceitos (como ele mesmo fala). Nesse livro ele explica antes das cartas que teve muito trabalho para tentar ser frio, calculista, sem demonstrar nenhum sentimento bom. E ELE CONSEGUE! 

Conhecer este “símbolo de uma realidade concreta” é bem interessante, pois coisas particularmente corriqueiras podem ser utilizadas como artimanha para nos engodar. Ter esse conhecimento nos faz ficar mais atentos, e saber que quanto mais próximos estamos de Deus, parando com uma vida de aparências, mais longe estaremos de cair nessas armadilhas.

Este livro é meio macabro, mais gostei por causa dos ensinamentos contidos nele.

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário