quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Orgulho e Preconceito

Autor: Jane Austen
Ano de Publicação: 1813
Edição Lida: 2011
Gênero: Romance
Original em Ingês
374 páginas

Esse clássico da literatura internacional, relata a história da família Bennet que com 5 filhas mulheres e nenhum dote para conseguir alguma ascensão social, em plena Inglaterra do fim do seculo XVIII. Elizabeth Bennet, a segunda das irmãs, fora te todos os padrões esteriótipos femininos da época, conquista a atenção do nobre Fitzwilliam Darcy.

A narrativa é em terceira pessoa, apesar da enfase aos acontecimentos próximos a Elizabeth. A autora faz questão de criticar a futilidade da época e dar um final feliz para uma personagem que não tinha essas expectativas visto sua posição de nascimento.

A leitura é arrastada, a linguagem é um pouco difícil e algumas vezes os diálogos são enfadonhos. Mas o que esperar de uma escritora de 4 seculos atrás. Mas ao superar essas dificuldades você encontra um romance genuíno de dois jovens cheios de dúvidas, orgulhos e preconceitos a serem vencidos, sem contar o enorme código de costumes e condutas da época. Gostei muito!

O filme é super fiel. Suprime algumas partes, inventa outras, o que é perfeitamente normal para dar fluidez, eles fazem sempre isso. Fiz questão de ver depois de ler o livro e não me arrependi.

Classificação Skoob
★★
Nov/2017

#Clube do Livro - Desafio Literário 2017 (Hard): Que originou um bom filme

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário