sexta-feira, 19 de agosto de 2011

15º de 2011 - A Cadeira de Prata

As Crônicas de Nárnia

Autor: C. S. Lewis
Ano de Publicação: 1953
Gênero: Ficção
Original em inglês
110 páginas

Essa crônica conta a história do primo das crianças que volta a Nárnia com uma amiga de escola. Juntos, eles têm a missão, dada por Aslam, de encontrar o príncipe Narniano perdido, que foi seqüestrado a mais de 10 anos. Para cumprir esta missão eles passam por terras de gigantes, foram enfeitiçados, visitam o Submundo, lutam com uma feiticeira sinistra e quase viram comida (não necessariamente nessa ordem).

Posso dizer que agora fiquei na dúvida sobre qual crônica eu mais gostei, essa ou “O Cavalo e seu Menino”, principalmente depois do fiasco que foi “A Viagem do Pelegrino da Alvorada”. Nessa crônica a aventura se inicia com alguns sinais que as crianças deveriam seguir, e não esquecer, porém as dificuldades que eles enfrentam, tanto físicas como psicológicas, acabam por não repetirem estes sinais e consequentemente esquecê-los. A trama é bem elaborada, assim como os elementos fictícios e perfeitamente empregados, não permitindo que a história fique repetitiva ou cansativa.

Essa crônica nos faz refletir, pois da mesma forma que acontece com Jill, muitas vezes acontece com nós quando recebemos uma missão do nosso Deus, ou apenas uma palavra de mudança. E muitas vezes permitimos que os cuidados desse mundo, a sedução das riquezas, a angustia e perseguição por causa da palavra, levam-nos a esquecer os sinais, uma boa comparação com a parábola do Semeador. Sem contar a alusão do inimigo em forma da feiticeira verde que se transforma em serpente.

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário